segunda-feira, 30 de março de 2009

Sem amor por ele?

Sem amor por ele?
Mesmo que de início você não sinta muita vontade de pegar o seu bebé, abraçá-lo e beijá-lo, não se preocupe. Tudo no mundo tem uma razão e em poucos dias, irá desejar tê-lo sempre junto a si.

Não se trata de não amar o seu bebé. Há factores físicos e psicológicos que levam algumas mães a não terem vontade de estar com o bebé após o seu nascimento. São muitas as causas e podem acontecer a qualquer mãe.

Enquanto que os animais só se conseguem relacionar com as suas crias estando com elas imediatamente após o nascimento, nós, os humanos não.

Podemos estar algum tempo sem ver o nosso bebé, porque sofremos uma longa anestesia ou porque estivemos no isolamento mas, quando ele nos é colocado no colo, imediatamente sentimos por ele um amor e uma ternura imensurável. No entanto, se tal não acontecer, também não tem de se imaginar a pior mãe do mundo. O trauma do parto, as dores, e, muitas vezes sentimentos que não conseguimos controlar, levam a que tenhamos reacções inconscientes que mais tarde nos deixarão atónitas.

Dar tempo ao tempo

Como é evidente, o amor de uma mãe por um filho, não tem obrigatoriamente, de ser instantâneo. Normalmente, a “recém-mamã”, após o parto e quando lhe colocam o filho nos braços, não sente o entusiasmo imaginado durante a gravidez. Existem mesmo algumas mulheres que levam algumas semanas até aceitarem plenamente o seu bebé mas, depois de algum tempo, cuidando-o e mimando-o, esquecem as dores e os medos e começam a amar intensamente aquela pequena criatura que depende delas para sobreviver.

O que pode fazer?

Não que o tempo deixe de ser o melhor remédio mas, se pretende ir-se acostumando com o seu bebé, que tal, pegá-lo sempre que possa (a estada no hospital é um óptimo momento) e, suavemente, sussurrar-lhe palavras bonitas ao ouvido? Experimente falar com ele e verá que ele sabe muito bem quem é a sua mamã.

Olhe-o nos olhos e os olhos dele irão penetrar nos seus, buscando um pouco que seja do seu amor… assim, você dificilmente não se irá apaixonar por ele. Quando já estiver em casa, e nos momentos em que ele não estiver a dormir, experimente falar com ele, dizer-lhe o quanto o ama e verá que passado um tempo, ele responderá com o sorriso mais lindo do mundo.

Pouco a pouco, irá amar o seu bebé e dar-lhe amor, carinho, ternura. Pode ter a certeza que ele retribuirá!

2 comentários:

  1. Olá. Gostei muito deste post. É verdade, quando o Afonso nasceu não senti o entusiasmo que tinha durante a gravidez. Descrevo o que senti no meu Blog. É uma mudança muito grande, à qual temos que nos adaptar gradualmente. Eu ainda estou a adaptar-me e já se passaram quase três meses. Julgo que isto se deve ao facto de a minha situação tb não ter sido normal, passei a gravidez sozinha, não tive apoio da minha mãe(que acho essencial) após o parto e o meu marido só pode estar comigo os primeiros 15 dias. Agora já estou com o meu marido, já estamos os 3 juntos e acredito que agora sim tudo irá normalizar. Adoro o meu Afonso, não imagino a minha vida sem ele, mas sim, temos que nos habituar às mudanças todas após o nascimento de um filho. Gostava de fazer parte do vosso blog, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  2. Já conheces A Terra dos Sonhos, uma loja onde pode encontrar artigos variados
    com preços de sonho.
    www.terradossonhos.net

    ResponderEliminar